O suplemento que vai otimizar a sua performance

13 de agosto de 2018

Você conhece a beta-alanina? Se não, não se preocupe, você não está por fora, este suplemento ainda não é muito conhecido mesmo, e não é por ser pouco conhecido que é ruim, muito pelo contrário. Venha conhecer.

A beta-alanina é produzida no nosso corpo e pode ser consumida através de uma dieta rica em carne vermelha e carne de aves, porém não é a beta-alanina que irá, de fato, ser o agente ergogênico (substância que aumenta a capacidade para o trabalho corporal ou mental). Ué, mas como assim? Vou explicar: a beta-alanina é um aminoácido que juntamente com outro aminoácido (L-histidina) forma a carnosina, e é o aumento da carnosina que traz benefícios ao desempenho esportivo.

Ah, mas então porque não tomar carnosina direto ao invés de tomar beta-alanina? A suplementação de carnosina não é eficiente porque ela não é absorvida por inteira, ou seja, ela é quebrada (em L-histidina e beta-alanina) e assim não consegue exercer as suas funções.

Benefícios da Beta-Alanina

Diminuição da fadiga muscular: uma função muscular normal exige uma regulação do pH dentro das células musculares durante os exercícios, o íon H+ é um dos metabólitos que contribuem para a fadiga muscular. A suplementação de beta-alanina e o aumento das concentrações de carnosina aumenta a eficiência do tamponamento do H+, retardando o cansaço durante os exercícios.

Melhora da função contrátil do músculo: a presença da carnosina no músculo aumenta a sensibilidade do mecanismo contrátil ao cálcio, resultando em aumento da produção de força e redução da fadiga muscular.

Ação antioxidante: durante a atividade física o estresse oxidativo aumenta (devido ao aumento de radicais livres), contribuindo para a fadiga muscular e danos musculares induzidos pelos exercícios em certas circunstâncias. O aumento dos níveis de carnosina reduz o estresse oxidativo através da quelação de metais de transição, como o ferro e o cobre, conhecidos por promover a produção de radicais livres.

A beta alanina tem efeitos benéficos principalmente em exercícios de alta intensidadee curta duração.

O protocolo de suplementação que traz maiores benefícios é de 4 a 6g por dia, dividida em 2g ao longo do dia, por 4 semanas. E um dos efeitos colaterais que poderá ser sentido é o de formigamento, porém este efeito pode ser notado com a administração de uma dose única e em alta quantidade, portanto a melhor forma de suplementar é dividindo ao longo do dia, como citado acima. Além disso, é importante fazer o tempo de washout, para que os valores retornem as concentrações de início. Este tempo pode variar entre 6 a 15 semanas.

E tem mais, com o avançar da idade há uma redução dos níveis de carnosina devido a diminuição da beta-alanina de 1,2% por ano. Nessa população, a suplementação de beta-alanina é muito bem-vinda, trazendo benefícios na execução de tarefas diárias simples como subir escadas, se vestir etc.

Vale ressaltar que é de grande importância o acompanhamento com um profissional da área, assim ele poderá avaliar as suas necessidades e adequar todo um plano alimentar individualizado.

Confira os posts relacionados